7 de julho de 2013

Freiburger Domsingknaben

Em Freiburger, no sudoeste da Alemanha, cantam na Catedral Arquidiocesana os Freiburger Domsingknaben. 
No início do século 13, há na Catedral de Freiburger, evidências históricas do surgimento de uma escola de música, feita para a manutenção do canto litúrgico. Desde o século 16, existem escritos musicais feitos para vozes mistas, naquele tempo, para vozes masculinas adultas e infantis.
No início do séc.XX, os meninos cantavam as horas das vésperas e animavam as missas aos domingos e feriados santos. 
Durante o Nazismo, os coros de pueri cantores foram dissolvidos ou levados a surdina em toda a Alemanha. Somente em 1970, na Festa de Todos os Santos, graças ao Padre Raimund Hugo, o coro voltou a cantar oficialmente na Catedral de Freiburger. Padre Raimund, em 30 anos de direção, trouxe ao coro um novo nível que o tornou reconhecido internacionalmente. Desde 1970, os Freiburger Domsingknaben são responsáveis pela animação litúrgica nas missas celebradas na Catedral de Friburgo.
O coral já esteve sob a regência de maestros de renome, como: Lorin Maazel, Gielen Michael, Creed Neville, Philippe Herreweghe, Ingo Metzmacher, Bader Roland e Moshe Atzmon. O coros realizou diversas tournés por toda a Europa, no Canadá, Japão, América do Sul, Austrália e  África do Sul. Gravou diversos oratórios e cantos sacros à capela; rotineiramente se apresentam nas principais emissoras de TV e rádio de Friburger. 
De 2003 até hoje, assumiu a direção coral o maestro Boris Bohmann
Site oficial: http://www.freiburger-dommusik.de/

In meines Vaters Gäterlein

Nenhum comentário:

Postar um comentário