27 de julho de 2013

Aurélius-Sängerknaben Calw


Um dos maiores coros de meninos cantores na Alemanha, Aurélius-Sängerknaben Calw, foi fundado por Hans Jörg Kolmbach na cidade de Calw, em 1983. O nome 'Aurélio' foi escolhido em memória de Santo Aurélio de Riditio, patrono da Abadia de Hirsau, distrito de Calw. Na Idade Média o mosteiro foi um dos mais importantes e influentes, espiritual e culturalmente, do sudoeste da Alemanha
Os Meninos do coro não vivem em internato, como é frequentente em outros coros de meninos, mas estes, residem com suas famílias e freqüentam escolas públicas. 
Desde 2008 até hoje, o diretor artístico é Bernhard Kugler.
Nos últimos anos, o coro atuou com orquestras de renome, como a Filarmônica de Viena, a Orquestra Sinfônica de Chicago, a Orchestra Sinfônica da Rádio de Stuttgart e na Staatskapelle de Berlim; vale destacar a presença de maestros de renome, como Claudio Abbado, Blomstedt Herbert, Pierre Boulez, Cambreling Sylvain, Gielen Michael, Krzysztof Penderecki e Daniel Barenboim.
Desde 1987, o coro executa composições e óperas, como a Flauta Mágica de W.A. Mozart, Messias de Haendel, a Paixão de Cristo Segundo S. Lucas e o Credo de Krzysztof Penderecki, ópera Pollicino de Hans Werner Henze, "Turn The of the Screw", de Benjamin Britten, "Tannhäuser" de Richard Wagner, "Boris Godunov" de Modest Mussorgsky, e os pastores em "Tosca" de Puccini, diversas obras de Maendelssohn, entre outras. O coro atuou em teatros de renome como: Ópera de Frankfurt, Staatsoper Unter den Linden de Berlim, Staatstheater Württembergische Stuttgart, Ópera de Bona, Mannheim Nationaltheater e no Karlsruhe Staatstheater Badische, entre outros. Além disso, vale destacar a participação coral no Festspielen Ludwigsburger, de Würzburg Mozartfesten, bem como nas óperas de Strassbourg, Nice, Toulouse, Edimburgo, Graz, Lisboa e Madrid. 
O coro produz peridiodicamente gravações de CD’s durante turnês realizadas pela Alemanha e pelo exterior, além de conceder entrevistas para emissoras de TV e Rádio.
Aurélio Sängerknaben Calw é filiado à escola municipal de música em Calw e conta com o apoio de diversos patrocinadores.

"Der Morgenstern ist aufgedrungen"


Nenhum comentário:

Postar um comentário