30 de junho de 2013

St. Mary's Pro-Cathedral - The Palestrina Choir




O Coral Palestrina da Catedral Aquidiocesana de Santa Maria, Dublin, Irlanda, cantou na Missa Papal celebrada por S.S. o Papa Bento XVI, na Basílica de São Pedro, no dia da festa da Epifania do Senhor, 6 de janeiro de 2013.
Convidado pelo diretor do Coro da Capela Sistina, 32 meninos coristas e 12 vozes de tenores e baixos do Coral Palestrina, cantaram em conjunto com o Coro Capela Sistina um belíssimo repertório de músicas litúrgicas irlandesas.
O Coral Palestrina é o único coro católico de meninos cantores na Irlanda do Norte, e é um dos coros mais conhecidos no país. Durante 110 anos o coro desempenhou um papel significativo em defender os mais altos padrões da música litúrgica católica. 
O Coro canta aos domingos, às 11hs.a.m, na missa da Catedral Santa Maria, em Dublin. Em junho de 2012, o coro cantou na abertura e no encerramento da cerimônia do Congresso Eucarístico Internacional.
O coro é mantido pela Catedral Santa Maria e através da captação de recursos provenientes dos pais dos cantores e de amigos benfeitores.
Mais Recentemente, outros dois coros que cantaram em conjunto com o Coro da Capela Sistina foram os coros da Abadia de Westminster e da Catedral de Westminster.
Esta é a segunda vez que um coro da Arquidiocese de Dublin é convidado pelo Vaticano à cantar na presença do Papa. 
História do Coral Palestrina
O Coral Palestrina teve suas origens em 1890 graças a Edward Martyn, menino cantor formado por Dr. Vincent O'Brien.  
Edward fundou o coro no intuito de promover a música de Palestrina, defendida pelo Papa Pio X, como padrão universal a que toda música litúrgica devia aspirar. Entre 1898 e 1902, Martyn trabalhou incansavelmente para estabelecer o coro na Catedral Santa Maria, oferecendo uma doação de £ 10.000 (cerca de € 1 milhão de euros) com a condição de que o Dr. O'Brien fosse nomeado maestro. Um acordo foi assinado em 26 de novembro de 1902, e o Coro Palestrina foi constituído e instalado na Catedral em 1903.
Desde a sua fundação, o Coral teve apenas sete diretores. Vincent O'Brien foi o dirigente até a sua morte em 1948, sendo sucedido por seu filho, Oliver. Hoje o coro é dirigido por Blánaid Murphy.
Embora mantendo uma tradição ininterrupta de serviço a liturgia dominical na Catedral Santa Maria, o Coral também se apresentou em numerosas ocasiões em toda Irlanda e pelo exterior, concedendo, extensivamente, entrevistas a rádios e TV’s.  
um lançamento de um CD - Os sinos da Angelus - a aclamação da crítica. 
Existe, atualmente, mais de 40 meninos no Coro, e uma vez ao ano são abertas as inscrições para participar do coro; grande é a concorrência para nele ingressar.  
O Coro ensaia três vezes por semana.  
Coro de Meninas da Catedral de Santa Maria
Em 2009 foi fundado o Coro das Meninas Cantoras da Catedral de Santa Maria, e inaugurou-se na Vigília de Pentecostes a 30 de maio. O Conego John Flaherty, representando o Arcebispo, dedicou o Coro a Santa Maria, como sua padoreira, e invocou o Espírito Santo para que guardasse e protegesse a existência do coro. Murphy, dirigente do Coro Palestrina, estabeleceu as bases para um coral de meninas para que também tivessem a oportunidade de estarem envolvidas na música e na vida litúrgica da Catedral.
As meninas cantam nas missas de terças-feiras, às 17:45; em outras ocasiões, é anunciado no site: http://www.palestrinachoir.com/
Sanctus e Agnus Dei - Missa Brevis em C - W.A. Mozart

Um comentário:

  1. Isso existe! Quando eles vem à Portugal? Minha terrinha (Aveiro) precisa assistir esse grupo musical!
    Maravilhoso!

    ResponderExcluir