13 de fevereiro de 2013

Niños Cantores de la Escolania del Escorial


Em 1567, Filipe II fundou um Seminário para meninos no mosteiro de Parraces, em Segóvia, e transferiu-o para o Escorial quando a construção do mesmo foi concluída. As crianças que nele estudavam, estavam encarregadas de cantar as missas e a Salve Regina após as vésperas na Basílica do Escorial. 
Em 1974, os Padres Agostinianos, que desde 1885 são os habitantes e guardiões deste Real Mosteiro, retomaram o projeto do coro de meninos com o mesmo propósito de idos tempos, ou seja, o embelezamento da liturgia na Basílica, e fundaram a Escolania de meninos cantores do Escorial. 
Aos fins de semana o coro canta às missas aos sábados, às 19hs. e aos domingos, às 13hs..
Outras datas siginificativas em que se apresenta: Natal, Reis, São Lourenço, São Jerónimo, Santo Agostinho e Corpus Christi.
Os escolanos recebem formação acadêmica no mosteiro Royal College of Alfonso XII, escola subsidiada e dirigida pelos Padres Agostinianos.
O perfil do coro é o mesmo dos tradicionais coros de pueri cantores espalhados pelo mundo. 
Através de professores especializados em diversas áreas, os escolanos recebem aulas de técnica vocal, teoria musical, coral Ensemble, canto gregoriano, piano clássico e outros instrumentos.
O coro realiza concertos pela Espanha e no exterior. Entre diversas atuações corais, vale destacar sua participação nos funerais do Estado, presidida por Don Juan de Borbón y María Mercedes, além da presença de outros membros da Família Real; e em 2006, no Vaticano, onde cantou durante a missa papal presidida por S.S. Bento XVI.
O coral em sua discografia possue grande repertório, valendo destacar as obras de Zarzuela de Chueca, e diversas composições de Victoria. Colaborou em várias produções com artistas de renome como: Victor Manuel, Rosana, Nacho Cano, entre outros; e executou obras de relevância como o hino da Jornada Mundial da Juventude, realizada em Madrid, em 2011.
Para obter mais informações sobre a Escolania e o Seminário, escreva para: vocaciones@monasteriodeelescorial.com
Site oficial: http://www.monasteriodelescorial.com/
Barcarola (los cuentos de Hoffmann) J. Offenbach

Alleluya k165 - solista - W. A. Mozart

Nenhum comentário:

Postar um comentário